O SUCESSO PASSA POR UM JORNADA
TODA JORNADA TEM FASES
EM QUAL DELAS ESTÁ O SEU TIME?
EQUIPE MOTIVADA
Quando o palestrante vai embora, no dia seguinte, sua equipe mantém o nível de motivação?
A palestra A Jornada do Herói é uma palestra SOBRE motivação em sua essência.
Por isso é mais consistente.
Os princípios ficam, já que foi elaborada com base na estrutura do Mito do Herói, de Joseph Campbell.
PALESTRA A JORNADA DO HERÓI
O ambiente organizacional precisa ser agradável e desafiador, hospitaleiro e propício a mudanças.
O Trabalho, por sua vez, é coisa séria, porém precisa contar com leveza e paz de espírito.
É preciso que, a todo momento, cada um que participe da jornada de uma empresa tenha motivos para agir (para a ação): a motivação.
A jornada organizacional
Toda organização possui uma história. Assim, cada colaborador que por ela passa, desempenha papéis, personagens.
O grande segredo do sucesso organizacional é que a jornada de um colaborador dentro de uma organização deve ser vista como se cada um fosse o protagonista. Não há coadjuvantes.
Assim, a palestra A Jornada do Herói é uma palestra SOBRE motivação.
É para que cada um entenda que ela, a motivação, é algo pessoal e precisa ser desenvolvida por cada um.
Por isso é mais consistente. Os princípios ficam, já que foi elaborada com base na estrutura das Mil Faces do Herói, de Joseph Campbell, que, por sua vez, foi concebida pelos estudos da profunda psicologia do Carl G. Jung.
Então, não é a vida que imita a arte, mas a arte que imita a vida. É a ideia trazida por Renato Teixeira e Almir Sater: “compreender a marcha e ir tocando em frente”.
As Mil Faces do Herói
Esse formato é utilizado largamente nos filmes mais famosos e de sucesso. A ideia é que a jornada organizacional seja vista como uma história.
Dessa forma, mostramos os papéis que fazem parte dessa estrutura e como enxergar o que cada um está desempenhando naquele momento.
Quem está sendo o Mentor? E o Guardião do Limiar (aquele que não deixa a empresa, ou os colegas, entrarem em “furadas”; aquele que, por outro lado, atrapalha o desenvolvimento das pessoas e/ou resiste fortemente às mudanças necessárias)? Quem coloca a empresa dentro da realidade? E a sombra?
Dentro dessa linha, como está a estrutura de atendimento da empresa? Ela facilita ou dificulta a relação com o cliente? Quem é o herói?
Essa última é a pergunta chave. Como fazer com que todos se vejam como heróis dentro dessa jornada?
Os Códigos do Sucesso
Na verdade, o importante é que todos saibam os códigos que regem a estrutura da história organizacional.
Um site, por exemplo, possui o chamado “Front End”, que é o que a gente vê na tela dos dispositivos (computadores, smartphones e tablets) e o “Back End”, que são os códigos de programação que dão vida àquilo que a gente vê.
Aqui é do mesmo jeito. Temos o “Front End” organizacional, que é aquilo que vivenciamos e vemos no dia a dia da empresa.
E tem o “Back End”, que são os relacionamentos, os processos, as decisões, as ações de cada um que dá vida (ou morte) à rotina organizacional.
A palestra a Jornada do Herói tem como base trazer à consciência o “Back End” que rege o dia a dia da empresa e quais são as estruturas a serem trabalhadas (e como fazer) para uma melhoria substancial no “Front End”, melhorando, assim, o clima organizacional e os resultados efetivos da empresa.
OBJETIVO DA PALESTRA
Despertar em cada colaborador o entusiasmo para o trabalho à medida que consiga se enxergar como protagonista da sua história e dos resultados organizacionais e, ao mesmo tempo, identificar e saber lidar com os papéis que desempenha na vida de cada colega de trabalho.
Público Alvo
Profissionais, gestores, gerentes e colaboradores em geral de organizações empresariais, com ou sem fins lucrativos.
Conteúdo da Palestra
- Entendendo os códigos da motivação;
- Excelência: o ápice da história;
- A consciência do problema: o primeiro passo para mudar!;
- Como tratar a resistência à mudança;
- Resiliência: a capacidade de dar saltos perante os problemas;
- Como enxergar os papéis que cada um desempenha dentro da organização;
- Atendimento: porta de entrada ou barreira aos clientes?;
- Como atingir um mundo especial de novos resultados!
Os 12 Passos da Jornada do Herói
Consciência limitada do problema.
Os colaboradores estão na zona de conforto e não percebem (ou percebem, mas não proporção necessária) a mudança no ambiente de negócios.
Há um despertar e aumento da consciência dos problemas.
É a velha e não boa fase da resistência à mudança.
A organização precisa mudar, os colaboradores e os gestores também, mas a vontade de ficar no mundo comum, na zona de conforto é maior.
É a fase da superação da resistência, muitas vezes pela própria necessidade que o mercado impõe e a organização se vê sem saída; outras vezes pela chegada de um consultor; outras por um trabalho de mentoria, dentre tantas possibilidades.
É aqui que a aventura começa. É o momento de vencer a resistência à mudança de fato e se comprometer com a jornada, com a mudança, com o novo que está por vir. É a entrada no mundo desconhecido.
É a hora de experimentar as primeiras mudanças. Esse novo caminho traz aliados, mas, ao mesmo tempo, toda vez que mudanças acontencem, outras pessoas não estão no mesmo estado e se incomodam, gerando, por vezes, ações que possam atrapalhar o caminho do personagem principal, você!
Toda história possui altos e baixos. Essa é a fase que pode ser considerada o portal para a crise mais profunda da jornada.
Aquele momento em que nada parece dar certo. É um momento de crise profunda, mas, que vencida, promoverá a grande mudança necessária e esperada.
A crise profunda é vencida e as primeiras melhorias são experimentadas, mas ainda não consolidadas.
Já com vitória experimentada, mas não consolidada, problemas ainda acontecem. Dois riscos aqui: querer ficar no mundo especial, se contentando com a nova fase, ou, com o aparecimento de novos problemas, a desistência.
Entendendo e passando pelo portal do caminho de volta, ou seja, vencendo os problemas que apareceram após a maior crise, há uma efetiva mudança interior. Um novo ser nasce, já mais pronto, com autoconhecimento e ferramentas para os novos desafios que se impõem.
Um ser novo, mudado, adaptado e preparado, pode, agora, usar as novas ferramentas para ajudar as pessoas e a organização a atingirem os resultados esperados.
É a consolidação do mundo especial de resultados.