Nós, por vezes, ficamos muito preocupados com nosso esforço e queremos que ele seja valorizado. Profissionais querem colocar preço em função do quanto estudaram.
Não estão errados, em essência. O problema é que as pessoas valorizam (e pagam) pela sua capacidade de entrega. A capacidade de produzir é nossa responsabilidade. Ao nos prepararmos, estamos cumprindo com nossa obrigação. Se, no nosso caminho tem tempestades, caba a nós as enfrentarmos.
Ocorre que, na verdade, as pessoas estão pouco interessadas pelos nossos meios, nosso preparo, nossa dedicação. O que vale é o resultado apresentado. Não adianta, grosso modo, jogar bonito e perder sempre.
Vale muito a pena pensarmos nisso que disse William McFee: “o mundo não está interessado nas tempestades que encontrastes. Quer saber se trouxeste o navio”.
Quem foi William McFee?
William McFee nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 15 de junho de 1881. Faleceu em 1966, nos Estados Unidos. Era escritor, engenheiro mecânico e naval. Além de livros, escrevia resenhas para o The New York Sun e para o The New York Times.