Prof. Me. Coltri Jr.

Nesse ponto, o tempo de pandemia não mudou em nada. As empresas continuam tendo dois tipos de problemas: falta de clientes e/ou falta de aproveitamento de clientes. E é muito importante entender isso porque muita gente está entrando para o ramo de negócios digitais acreditando que esse universo é uma bolha. Não é.

Ele é regido pelas mesmas leis naturais. Ocorre que, como em tudo, há especificidades, mas, em linhas gerais, segue as mesmas regras.

Pois bem, vamos entender esse processo. O primeiro desses dois casos (a falta de clientes) vem, basicamente, de duas situações:

A primeira diz respeito à baixa procura pelos seus produtos e/ou serviços. E isso tem a ver com prospecção. Há, nesse ponto, uma ausência, uma falha crônica de comunicação. A publicidade, em todos os seus meios (incluindo o boca a boca), é ausente ou falho.

Dois problemas - falta de clientes
Problema 1: falta de clientes

A questão é que, além de aparecer, é preciso chamar a atenção. É importante entender que o índice de exposição publicitária vem crescendo a cada dia. No Instagram, por exemplo, há momentos em que somos impactados entre um story e outro.

E isso causa distração e apatia momentânea, mesmo a publicidade tendo a ver com o que é de nosso interesse.

E como, teoricamente, somos impactados por anúncios de acordo com nossos comportamentos e intenções, há uma atenção seletiva dentro da própria atenção seletiva (é como o atendimento prioritário a grávidas na maternidade).

É preciso lembrar que passamos por um funil de vendas. Assim, nem todos que são impactados pela publicidade procuram a empresa. Nem todos os que procuram, demonstram uma intenção mais consistente de compra (ou se cadastram nos meios digitais, gerando leads).

Nem todos os leads compram. E essa é a segunda situação que gera a falta de clientes. Mas ela é híbrida, porque já está ligada, também, à falta de aproveitamento. Mas esse é um assunto para o próximo artigo.

O fato é que é preciso um olhar atento e analítico para cada uma dessas fases, procurando otimizar os resultados de entrada e avanço no funil. Otimizamos a entrada com uma publicidade bem elaborada.

Depois disso, é preciso ter uma estrutura formatada estrategicamente para cada uma dessas fases do funil. Concomitantemente, é necessária uma atividade gerencial para a tomada de decisão que dê força de persuasão para a compra.

Assim, resolvemos o problema da falta de clientes ao adotarmos uma postura profissional para a prospecção de clientes. Essa é uma atitude imprescindível.

Pense nisso, se quiser, é claro!

Prof. Me. Coltri Junior é estrategista organizacional e de carreira, palestrante, adm. de empresas, especialista em gestão de pessoas e EaD, mestre em educação, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. www.coltri.com.br; Insta: @coltrijunior

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
Escanear o código
Olá! Clique e fale com a gente!