Como tratado no artigo “Começar de qualquer maneira?”, temos que ter um nível mínimo de conhecimento, de preparo, de insumos, entre outros, para começar algo.

Seguindo nossa série sobre A Arte da Guerra aplicada aos negócios, Sun Tzu traz 5 princípios básicos que devemos adaptar aos princípios organizacionais.

Análises e Planos

5 princípios básicos

Tao

O primeiro é o Tao, o Caminho. Isso nada mais é que o propósito compartilhado, ou seja, todos precisam saber qual é a missão, a visão de futuro, os valores da organização.

Quando isso não está internalizado entre os membros da equipe, cada um coloca suas forças para uma direção diferente.

O resultado já se sabe: esforços e recursos desperdiçados.

Clima

O segundo é o Clima. Na guerra, Tzu trata das condições climáticas, mesmo. Isso interfere muito nas empresas, também. O agronegócio sofre impacto direto.

Locais com frio e calor extremados podem trazer oportunidades ou ameaças. É muito importante conhecer como a natureza atua nas localidades.

Mas, há mais que isso: o clima organizacional, ou seja, a percepção e o impacto (grosso modo) que os colaboradores têm da rotina, do dia a dia dentro da empresa. Isso faz total diferença no sucesso ou no fracasso.

Terra

O terceiro é a Terra. Podemos colocar aqui a logística, o ponto, a estrutura física da empresa.

As distâncias entre as empresas produtoras e o mercado consumidor aumentam o custo do produto, seja pelo frete, seja pela demora da reposição do estoque, podendo faltar produto (perda de chance de vendas), como, por outro lado, necessidade de maior investimento em estoque, dentre tantas outras.

Líder

O quarto item é o Líder. Sun Tzu fala de 5 virtudes imprescindíveis para um líder de sucesso: sabedoria, integridade, disciplina, coragem e humanidade.

Quando os colaboradores enxergam essas virtudes em seus superiores, tendem a manter o foco naquilo que devem fazer.

As falhas nessas virtudes, além de outras, desviam a atenção, principalmente por conta das incoerências entre fala e comportamento.

E olha: ele fala em humanidade em ambiente de guerra. E, no ambiente empresarial, temos cada chefe que é coisa de doer.

Métodos

O quinto são os Métodos. Não se tem sucesso sem métodos estabelecidos.

Eles impõem eficiência, controle de gastos, força de prospecção e receita, enfim, dão um norte (ou sul, como prefiram) às ações dentro da organização.

É a materialização da ideia do objetivo definido e esforço estruturado.

Enfim, Sun Tzu diz: “todos os comandantes que negligenciarem esses cinco fatores estarão fadados ao fracasso, porém, os que dominarem, conquistarão a vitória”.

Pense nisso, se quiser, é claro!

Prof. Ms. Coltri Junior é estrategista organizacional e de carreira, palestrante, adm. de empresas, especialista em gestão de pessoas e EaD, mestre em educação, professor, escritor e CEO da Nova Hévila Treinamentos. www.coltri.com.br; Insta: @coltrijunior

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *