As Taças de Cristal

Por Coltri Junior

Embora não seja necessário que seja neste tempo, o início de um ano, por ser um de tantos momentos de mudança de ciclo, sempre ativa motivações para mudanças de hábitos. Tirar alguns dos véus que encobrem nossas visões pode ser uma dessas transformações.

Por Essa Eu Não Esperava

Certa vez, em um fim do ano, meu pai me pediu para ajudá-lo a encontrar uma mensagem para que ele lesse no momento da virada.

Ocorreu que, entre alguns que vimos na internet e anotações dele, sugeri um que ele tinha lá. Curiosamente, eu tinha uma apresentação em Power Point que tinha aquele texto. Eu a usava em alguns treinamentos.

Outra coisa interessante é que eu sempre lembrava do meu pai, quando falava sobre aquela apresentação. Lá falava para não esperar um “momento especial” para usar as taças de cristal, já que todos os momentos são especiais.

O fato é que meu pai falava sobre isso depois que minha avó havia falecido e tinha uma porção de coisas dela e da casa não (ou pouco) usadas.

Quando eu dei a ideia de usar aquele texto, falei que tinha uma apresentação dele, meu pai ficou mais branco do que já era. Ele disse: “como assim, você tem? Fui eu que o escrevi!”. Aí quem gelou fui eu! Não à toa eu pensava nele, quando trabalhava com o texto.

O Mistério

 Aí ficou a curiosidade de como aquele documento havia parado na minha mão. Até hoje não tenho a resposta. O que sei é que foi uma funcionária de uma clínica odontológica da cidade (Guaíra/SP), na qual eu havia prestado serviço de consultoria, que havia me passado.

O que havia ocorrido era que o marido dela tinha trabalhado com meu pai. Mas meu pai não lembrava de ter compartilhado o texto. O fato é que ele tinha o manuscrito e eu trabalhava a verdade de suas palavras, sem saber que eram dele.

Você Guarda as Coisas para Momentos Especiais?

A grande questão que fica é que não podemos ficar nas palavras. É preciso mudar o hábito. As “taças de cristal” podem ser pratos, copos, uma roupa etc.

Podem ser o olhar atento às paisagens, o estar presente na presença de alguém, o dizer que ama, que aquela pessoa é importante para você, um pedido de desculpas, enfim, qualquer coisa que possa ser feita enquanto se pode fazer.

Dentro disso, é importante ressaltar um filósofo francês (século XV – XVI), François Rebelais, deixou um grande ensinamento: “existem muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam”.

O fato é que o tempo é implacável. É como um portal. Se for possível, é preciso fazer. Pode ser que não haja tempo depois.

Os Momentos Felizes Não Estão Escondidos

Na verdade, a riqueza da nossa vida está nas experiências as quais nos expomos. E isso exige consciência, presença, atenção, atitude, contemplação. É sempre bom lembrar que o que vivemos hoje marca.

Por isso, deixo a ideia de aproveitar quem está ao seu lado, curtir o que está fazendo, saborear suas tarefas, usar suas taças de cristal (seja ela o que for).

Enfim, o que vale é o aqui e o agora (com responsabilidade e pensando nas consequências). É como diz Marina Lima, usando versos e melodia de Antônio Cícero e Cláudio Zolli: “os momentos felizes não escondidos, nem no passado, nem no futuro”.

Pense nisso, se quiser, é claro!

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
Escanear o código
Olá! Clique e fale com a gente!